sexta-feira, 11 de abril de 2014

NOÇÕES BÁSICAS NA BUSCA DE UMA OPORTUNIDADE DE EMPREGO (PROJEM)

Fonte: Material de apoio do Programa Nacional de Inclusão de Jovens - PROJEM 

A entrevista de seleção é uma etapa do processo seletivo que tem como objetivo levantar maiores informações a respeito do profissional participante.

Existem as entrevistas técnicas, que visam levantar informações a respeito da experiência profissional dos candidatos e as entrevistas realizadas por psicólogos, que têm como objetivo levantar informações a respeito do perfil psicológico dos candidatos, com a finalidade de selecionar aquele candidato com as competências psicológicas mais adequadas aquele cargo em questão.

Existem ainda as entrevistas em grupo, que podem ser realizadas com o objetivo de agilizar o processo ou ainda checar adaptabilidade do candidato ao contato grupal.

“A entrevista é uma oportunidade para checar a maneira como o profissional leva sua vida pessoal e sua carreira, quais valores possui e se estará adequado ao cargo e ambiente de trabalho que temos a oferecer“, observa Cleuza Batista, gerente de Recursos Humanos da Rhodia - Str Fibras e Resinas.

Durante a entrevista, fatores como postura, roupas e atitudes contribuem para a contratação ou a desclassificação do candidato. Segundo os selecionadores, não existem fatores determinantes, já que o resultado da escolha se dá pela soma de erros e acertos cometidos pelos candidatos. (Frederico de Mello Eigenheer, sócio-gerente da Eigenheer e Associados).

Como se preparar para o dia da entrevista:

- No dia anterior da data da entrevista, o candidato deverá fazer um trabalho normal e leve, para não se cansar muito. Nada de novo: exercícios de ginástica ou similares.

- Vá à entrevista alimentado. Não coma coisas gordurosas, como frituras, por

exemplo. Prefira pratos leves, como arroz, saladas com filé grelhado, pois irá se alimentar de proteínas, o que ajuda o raciocínio.

- Durma cedo, descanse.

- Saia de casa com antecedência, calculando chegar no local marcado com antecedência de 15 minutos. Circular pelas redondezas, entrar num bar próximo e conferir a aparência; certificar-se de que suas mãos não estejam pegajosas, sujas ou suadas.

Fique atento a alguns detalhes na hora da entrevista:

- Nunca invente informações a seu respeito para corresponder ao que a empresa exige. Toda mentira tem perna curta e, mais cedo ou mais tarde, essas qualidades inexistentes serão cobradas de você. O permitido é ressaltar, sem exageros, aquelas habilidades que são necessárias para exercer o cargo que você deseja.

- Numa entrevista não há espaço para prepotência, arrogância e timidez excessiva. Hoje a humildade é considerada uma competência. Não falo de submissão, e sim, “de dar ao outro o mesmo direito que você tem”.

- Saber se vestir bem é aliar o bom senso e a elegância com o seu estilo próprio. É passar uma imagem coerente com a expectativa da empresa. Para isso, você precisa estar bem informado sobre a organização. Mas também não abuse da informalidade: descontração tem limites.

- Mulheres: Nada de exagero. Dê preferência aos perfumes discretos e maquiagem suave.

Saiba que tudo em excesso faz mal. Roupas insinuantes com cores muito chamativas não são aconselháveis, podem estragar tudo.

- Homens: Barbas e cabelos aparados e sapatos limpos são fundamentais.

- Não decore respostas prontas para as perguntas que o entrevistador possa lhe fazer. Aja sempre com naturalidade e entusiasmo.

- Jamais use gírias, brincadeiras de baixo calão e palavrões na entrevista, por mais informal que seja o entrevistador.

- Não se coloque íntimo do entrevistador. A relação entre vocês é meramente profissional, por isso, exclua os tapinhas nas costas, piadas e gracinhas do tipo.

- Não ignore perguntas ou mude de assunto de repente.

- Ao cumprimentar alguém, se a mão dá um firme aperto, é sinal de que não há restrições. A mão frouxa é sinal de que a pessoa tem medo de ser envolvida.

- Ao sentar-se, não deixe a pasta ou a bolsa sobre o colo.

- Pés em direção ao entrevistador indicam que você se interessa pela pessoa.

- Com braços cruzados no peito, você não quer mudar a opinião e nem aceitar o que estão lhe falando.

Encante o selecionador na entrevista:

- Mostre que você não está por acaso na entrevista, que veio com um propósito.

- Tenha muita clareza do motivo pelo qual está participando.

- Projete uma meta de sucesso aliado à empresa e exponha claramente suas aspirações ao selecionador.

- Você tem que ter aquele brilho nos olhos, demonstrar prazer e satisfação em estar ali, ter prazer em contar suas realizações.

- Busque equilibrar a razão e a emoção.

Dicas especiais:

- Antes da entrevista – Se você for tímido e estiver muito ansioso para a entrevista, procure se alongar momentos antes de conversar com o recrutador. “Se não estiver se sentindo confortável,

vá ao banheiro e faça um alongamento, diz Priscila. Controlar a respiração também é um ótimo recurso para ficar mais relaxado.

- Ao final da entrevista – É imprescindível que, ao cumprimentar o entrevistador, você dê um aperto de mão firme e confiante. A dica aqui é, ao final da conversa, apertar a mão ainda com mais firmeza - sem machucá-lo, é claro. Isso irá demonstrar que você sentiu confiança na entrevista.

Exemplos de perguntas mais comuns na entrevista:

1. Fale sobre você.

2. Quais são os seus objetivos?

3. O que você procura em um determinado emprego?

4. Você é capaz de trabalhar sob pressão?

5. Como você pode contribuir para o desenvolvimento e crescimento da empresa?

6. O que você sabe sobre a nossa organização? Levante Nome, localização, setor em que atua, como se situa no mercado, que produtos ou serviços oferecem reputação no mercado.

7. Liste as suas maiores realizações.

8. Quais são os seus pontos fortes?

9. Quais são os seus pontos fracos?

10. Como você reage às críticas?

11. Você tem espírito de liderança? Conte um fato que demonstra isso.

12. O que você tem feito que mostra iniciativa?

13. Em qual tipo de ambiente de trabalho você se sente mais confortável?

14. O que você faz no seu tempo livre? Tem algum hobby?

15. Onde você se vê em cinco anos?

Nenhum comentário:

Postar um comentário